PÁGINA INICIAL

 QUEM SOMOS

  TRABALHA E CONFIA

  CURSO DE PORTEIRO

  CURSO DE PISCINAS

  VAGAS URGENTES!

  NOSSOS CURSOS

 PISCINAS & FOTOS

  ZELADOR - O CURSO

 NOSSOS CLIENTES

  NOVA PROFISSÃO?

 PISCINAS? CUIDADO!!

 TEM + DE 40 ANOS?

  MEMBRO DA USEM

 CURSOS LIVRES

 DESEMPREGO NÃO!!

 CEU & CIEPS- SP/ RJ

 O CURSO DE LÍDER

  OSASCO É TRABALHO

 FALE CONOSCO


CENTRADE
TREINAMENTOS
 
 
CURSOS LIVRES
PROFISSIONALIZANTES

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
A LEI DA EDUCAÇÃO, nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (Lei das Diretrizes de Base) revolucionou a educação no Brasil.
 
 
 
 
 

Definição de Cursos Livres

Além das modalidades de ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, a legislação brasileira regulamentou a categoria `Curso Livre,` que atende  a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: informática, atendimento, secretariado, webdesign, segurança, idiomas, culinária, corte & costura, estética, beleza, etc.

As escolas que oferecem estes tipos de cursos têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96 e Decreto nº 2.208/97. Cooperativas e profissionais autônomos também podem ministrar tais cursos e emitir certificado. Não há um limite determinado para a carga horária, podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração 

 

 


Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

ENSINO LIVRE - AUTORIZAÇÃO E VALIDADE DE CURSOS

 Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados `livres` não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

 

Os Cursos livres à distância não dependem de registro ou autorização do MEC ou do CEE e são para fins culturais, conhecimentos e curriculares. São à distância, onde o aluno recebe uma apostila via correio ou E-mail. Estuda, aprende, tira as dúvidas com um professor / instrutor por telefone, e-mail ou “messenger” e ao final recebe o certificado. Sendo adicional e opcional, o histórico, o conteúdo de disciplinas e outros documentos.

 

O Art 42 da Lei nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e Lei nº 11.741/08 trataram da Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico. É uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. Tendo referência no Decreto Federal nº 2.494/98 e Decreto nº 2.208/97. Independem de autorização dos órgãos de educação para serem oferecidos.

 

A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade. Tal prática é defendida também pelo artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”. 

As pessoas que fazem os nossos Cursos Livres, qualificam-se mais em suas profissões, superam os concorrentes, são promovidos em suas empresas, e os que estão desempregados, preparam-se para o mercado de trabalho e conseguem rapidamente um novo emprego.

 

 

 

 


Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

  Cursos a distância são a tendência do momento

                          

Quem se saiu bem com a atual crise financeira foram às instituições de ensino que oferecem cursos a distância, via internet, cujo foco é a formação continuada e em serviço, sobretudo, de profissionais já graduados, porque as organizações empresariais, na busca de minimizar os custos com treinamento, encontraram na educação a distância uma ferramenta para aperfeiçoar, capacitar e/ou suprir deficiências oriundas da educação formal de seus colaboradores, além de transmitir informações de modo rápido a respeito de mudanças no cenário econômico, visando aumento da produtividade dos negócios.


O aumento no número de matrículas de cursos livres e a distância também foi sentido pelo SitEscola.com. O ano de 2009 tem sido muito promissor e os resultados do primeiro trimestre dobraram se comparados ao mesmo período do ano passado.

Justificando este comportamento, um estudo efetuado nos Estados Unidos da América concluiu que cada ano adicional de estudo implica em um aumento de produtividade do trabalhador que chega a 8,5% no setor industrial e 13% no setor de serviços (The Economist, sept. 1996, pág. 12).

Além das empresas mencionadas acima, os profissionais liberais, sobretudo, aqueles com idade entre 35 a 50 anos, em tempos de crise econômica, também buscam meios para aperfeiçoar seu conhecimento profissional, visando construir um diferencial para sobreviver no mercado. Neste sentido, cursos livres e a distância são os mais indicados para atualização rápida, flexível e de baixo custo, se comparadas a especializações ou atualizações acadêmicas.

No entanto, quem supõe que aprender a distância, via internet, é mais fácil do que o modo tradicional de ensino se engana, porque embora mais flexível (tempo e espaço), não dispensa um estudo contínuo e aprofundado. Além disso, requer um perfil de estudante que:

- tem vontade de saber mais, portanto, está motivado;
- quer ampliar o seu conhecimento sobre um determinado assunto;
- quer aplicar o conhecimento aprendido a um problema imediato;
- sabe conduzir sua agenda de estudo, porque não precisa da cobrança do professor.

Para aqueles que possuem o perfil acima, a formação contínua virtual, daqui pra frente, fará parte de sua rotina profissional, porque um mundo em crise financeira somada a uma crise ambiental, gera uma enorme demanda de novos conhecimentos exigindo uma rápida resposta de todos os setores da sociedade.

Fonte: Profª Sônia Maria A. R. Andrade





 

 

Teleducar.com / Centrade - 2007
 

Site pronto: NetFacilita